Nesta quinta-feira (25), a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, participou em Paris, França, da Conferência Capital de Prefeitos para Ação Climática, evento que faz parte da iniciativa C40.
Para quem não sabe, a rede C40 reúne grandes cidades do mundo comprometidas com a luta contra as mudanças climáticas, o grupo se reuniu pela primeira vez em 2005, após uma iniciativa de Ken Livingstone, na época prefeito de Londres.
A mulher do presidente Lula não apenas representou o país, como também teve um vídeo seu transmitido aos presentes, onde falou sobre a erradicação da pobreza.
– Na manhã de hoje, em Paris, minha mensagem em vídeo sobre a aliança global contra fome e a pobreza foi exibida para prefeitas e prefeitos de quase 100 cidades ao redor do mundo – escreveu Janja nos stories do Instagram.
Ainda segundo a primeira-dama, sua participação responde a um convite feita pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que a recebeu no evento.
Janja está na França para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Apesar de não possuir cargo ou função oficial no governo brasileiro, Janja será recebida em solo francês como chefe de Estado, gozando de todas as prerrogativas previstas.
A decisão do governo Macron é por entender que a primeira-dama está representando oficialmente o presidente Lula (PT).
A primeira-dama deve participar de outros eventos, mas sua agenda permanece em sigilo.