Os jatinhos da FAB realizaram 1.145 viagens com ministros de Estado e presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara e do Senado em 2025. Você pagou a conta. Em ano pré-eleitoral, os ministros percorreram o país em inaugurações, visitas a obras e assinaturas de contratos — algumas vezes ao lado do presidente Lula. Também usaram as aeronaves para deslocamentos pessoais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, liderou a gastança.
Haddad fez 122 viagens em jatinhos oficiais em 2025, algumas delas compartilhando a aeronave com outras autoridades. O presidente da Câmara, Hugo Mota, realizou 113 viagens, sendo 27 de ida ou volta para João Pessoa, seu reduto eleitoral. A Presidência do STF contabilizou 99 voos. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, gastou menos: 56 viagens, das quais 30 para Macapá, também seu reduto.
“Uber” aéreo voou bastante
O chamado “Uber” aéreo entrou em ação. Foram 284 viagens com até três passageiros, sendo 42 voos com dois passageiros e 14 com apenas um — seis deles no trajeto Brasília–São Paulo, à disposição do Ministério da Defesa. Essa categoria atende autoridades que alegam questões de “segurança”. Ela teve início a pedido de ministros do STF que diziam se sentir inseguros nos aeroportos, onde eram hostilizados. A mordomia foi oficializada pelo então ministro da Justiça Flávio Dino — hoje ministro do STF.
A Presidência do STF realizou quatro voos com três passageiros. Hugo Mota fez 12 voos no formato de “Uber” aéreo, com lotação média de três passageiros. Alcolumbre também fez quatro desses voos. O Ministério da Justiça realizou 20 voos entre Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, com média de três passageiros. Ao todo, a pasta fez 97 voos em jatinhos da FAB.
Os voos da pré-campanha
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de retomada das operações do Aeroporto Regional de Dourados (MS) e da cerimônia de anúncio de contratação de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida Rural. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na cerimônia de entrega de ambulâncias e na renovação da frota de ambulâncias de São Paulo.
O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve em Crateús (CE) para a assinatura da ordem de serviço de obras esportivas, a construção de um ginásio e a visita às obras de reforma do estádio municipal. O ministro das Cidades, Jader Filho, participou de entregas de residenciais e de assinaturas de atos do programa Minha Casa, Minha Vida, em João Pessoa. O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve na entrega da ponte recuperada na BR-222, no Maranhão.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, em seu reduto eleitoral, participou da inauguração da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, em Paulo Afonso (BA).
Haddad utiliza jatinhos da FAB para viajar a São Paulo, onde cumpre agendas. Ele esteve na autorização do aporte para unidades do programa Casa Paulista, no âmbito do Minha Casa, Minha Vida.
Acompanhando o “senhor” presidente
Rui Costa, Haddad e o ministro do Trabalho acompanharam o presidente Lula na visita às obras da Rodovia Presidente Dutra, na Serra das Araras (RJ), e no lançamento industrial da Nissan, em Resende. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, esteve em Sinop (MT) para a entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida e a assinatura da ordem de serviço para a construção de mais unidades. O ministro das Cidades participou da cerimônia de entrega do Residencial Porto Fino, do mesmo programa, no município de Porto Velho.
O ministro dos Transportes esteve na cerimônia de assinatura da ordem de serviço da Travessia Urbana de Governador Valadares e da duplicação da ponte sobre o Rio Doce. O ministro do Trabalho prestigiou a cerimônia de inauguração da fábrica da GWM Brasil, acompanhando o “Senhor Presidente da República”, Lula da Silva.
Ministro da Defesa vai aos quartéis
O ministro da Defesa intensificou as visitas aos quartéis. No Rio, celebrou acordo entre o BNDES e o Ministério da Defesa para a revitalização do Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial. Em São Paulo, esteve na homenagem ao ministro da Defesa e aos comandantes das Forças Armadas promovida pelo grupo empresarial LIDE.
Ainda em São Paulo, participou do Seminário de Capacitação de Capelães 2025, em Indaiatuba. Em Recife, prestigiou a solenidade de transmissão do cargo de comandante militar do Nordeste. Em Pirassununga, esteve na solenidade de declaração dos novos aspirantes da Aeronáutica, turma Artemis. Também em São Paulo, participou da solenidade de passagem do cargo de comandante militar do Sudeste.
Entre as agendas de Haddad em São Paulo, destacam-se a reunião com Gabriela Chaves Schwery Comazzetto, diretora-geral de Negócios Latam do TikTok e da ByteDance; a entrevista para o The New York Times; a reunião com Josué Gomes, presidente da Fiesp; o encontro com Stephanie Al-Qaq, embaixadora do Reino Unido no Brasil; a gravação para o programa Cidades e Soluções, com André Trigueiro, da GloboNews; a reunião com Janaina Donas, presidente executiva da Associação Brasileira do Alumínio; e o encontro com Ciro César Possobom, CEO da Volkswagen. Reuniões com representantes de trabalhadores e defensores de minorias são mínimas.