O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou de “lixo” os apoiadores do ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, nesta terça-feira (29), um dia após um comediante ter chamado Porto Rico de “ilha flutuante de lixo” em um comício de Trump no Madison Square Garden, em Nova Iorque.
– O único lixo que vejo flutuando por aí são seus apoiadores [de Trump]. Sua demonização dos latinos é inconcebível e antiamericana – disse Biden, em uma conferência virtual organizada pelo grupo de defesa hispânica Voto Latino.
A fala do presidente, porém, teve repercussão negativa nas redes sociais, especialmente entre os republicanos. Por conta disso, Biden recorreu às redes sociais para tentar se explicar. Em seu perfil na rede social X, o chefe de Estado disse ter se referido à “retórica odiosa sobre Porto Rico”.
– Referi-me à retórica odiosa sobre Porto Rico, proferida por um apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden, como lixo, que é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la. A demonização dos latinos por parte dele é inconcebível. Foi só isso que eu quis dizer. Os comentários feitos naquele comício não refletem quem somos como nação – disse.
Trump, por sua vez, comentou a fala de Biden em seu perfil na rede social, afirmando que tanto Biden quanto Kamala Harris não são adequados para ocupar a Casa Branca.
– Joe Biden chama nossos apoiadores de “lixo”. Você não pode liderar a América se não amar o povo norte-americano. Kamala Harris e Joe Biden mostraram que ambos são inadequados para ser presidente dos Estados Unidos – resumiu.