O empresário Joesley Batista, um dos controladores da J&F, realizou um encontro reservado com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na última sexta-feira (9), em Caracas. O grupo empresarial da família Batista mantém interesses estratégicos no país, especialmente nas áreas de alimentos e energia.
De acordo com informações apuradas pela CNN Brasil, a conversa teria abordado a estabilidade do governo provisório venezuelano, o grau de sustentação política de Delcy Rodríguez dentro do chavismo após a captura de Nicolás Maduro, além da possibilidade de investimentos na Venezuela.
Ainda segundo a CNN, Joesley Batista tem mantido o Palácio do Planalto informado sobre seus movimentos em Caracas, embora não exerça função diplomática, política ou represente formalmente o governo brasileiro. Ainda conforme a apuração, o empresário também compartilhou avaliações positivas do encontro com representantes do governo dos Estados Unidos, além de empresários americanos.
A ida de Joesley para a Venezuela ocorreu a partir de Washington, nos Estados Unidos, segundo a CNN. Foi da capital americana que ele saiu em um jatinho Bombardier Global 6000, de matrícula PS-BJB, aeronave registrada em nome de seu irmão, José Batista Júnior.
Registros do site FlightRadar24, que monitora dados de aeronaves ao redor do mundo, indicam que o voo decolou na última quinta (8), às 21h58 (horário local, 23h58 de Brasília), e pousou em Caracas às 2h52 da madrugada de sexta (9), já no horário venezuelano (3h52, de Brasília).
A decolagem de volta para Washington, por sua vez, ocorreu ainda no dia 9 de janeiro, às 22h01 (pelo horário de Caracas, 23h01 de Brasília). A aeronave aterrissou novamente na capital americana por volta de 1h15 da madrugada (hora local, 3h15 de Brasília) do último sábado (10).