O jogo entre Bélgica e Suécia, em Bruxelas, pelas Eliminatórias da Eurocopa, foi suspenso no intervalo após a morte a tiros de dois torcedores suecos a seis quilômetros do estádio Rei Balduíno, onde ocorria a partida.
Segundo as informações da imprensa europeia, os jogadores das duas seleções decidiram não retornar a campo para o segundo tempo depois de saberem do incidente. O placar estava 1 a 1 no momento da suspensão do jogo.
Imediatamente, a polícia orientou torcedores suecos que estavam no local a não deixarem o estádio. Em comunicado oficial, a Uefa confirmou a suspensão da partida.
“Após um possível ataque terrorista em Bruxelas esta noite, foi decidido, após consultas às duas equipes e às autoridades policiais locais, que o jogo das Eliminatórias para a Euro 2024 entre Bélgica e Suécia foi suspenso. Novas informações serão dadas no devido momento”, diz a nota.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um homem chamado Abdesalem Al Guiliani, que se apresentou como membro da organização terrorista Estado Islâmico, afirmou ser o autor dos disparos. No entanto, ele disse ter atingido três pessoas, e não duas como confirma a polícia belga.
Após o ocorrido, a Bélgica aumentou ao nível máximo seu alerta contra terrorismo, segundo a agência Reuters. O primeiro-ministro do país também confirmou nas redes sociais que as vítimas são suecas.
“Eu acabei de oferecer ao primeiro ministro da Suécia minhas sinceras condolências após o angustiante ataque desta noite contra cidadãos suecos em Bruxelas. Nossos pensamentos estão com as famílias e amigos que perderam seus entes amados. Como parceiros próximos, a luta contra o terrorismo é uma só”, afirmou.
Jogo entre Bélgica e Suécia é suspenso após ataque terrorista em Bruxelas
