Jornalistas ‘ficaram contentes’ de deixar Belém, diz chanceler alemão

O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que todos os jornalistas que o acompanharam no Brasil durante a Cúpula de Líderes da COP30, ocorrida entre 6 e 7 de novembro em Belém, ficaram “contentes” em retornar à Alemanha ao final do evento.

“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta-feira para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, declarou Merz durante o Congresso Alemão do Comércio, organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), a principal federação do varejo na Alemanha.

Durante sua fala, Merz elogiou a Alemanha e pediu aos presentes para defenderem o país, com o objetivo de manter o “senso de proporção e equilíbrio” no trato uns com os outros. A ideia é valorizar o ambiente comercial próspero e livre da potência europeia.

“Vivemos em um dos países mais livres do mundo, e vale a pena defender nosso país, nossa democracia e nossa ordem econômica”, disse o chanceler. “Essa é uma tarefa que todos devemos assumir: defender este país, defender nossa democracia, defender nossa sociedade aberta contra seus inimigos internos e externos — e também defender nossa ordem de economia de mercado.”

Alemanha se recusou a contribuir para o TFFF



Mesmo tendo visitado Belém para as tratativas entre chefes de Estado, que antecederam a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), e participado de uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Merz se recusou a contribuir com o Fundo Florestas para Sempre (TFFF), a principal aposta do governo brasileiro para o evento.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na COP30, Merz tinha prometido contribuir com “uma quantia considerável” ao TFFF. Entretanto, recuou e desistiu de aportar recursos, ao alegar “riscos financeiros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *