O ator José de Abreu confirmou nesta quinta-feira que será candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2026. O convite foi feito pelo prefeito de Maricá (RJ) e vice-presidente nacional da sigla, Washington Quaquá.
Conhecido por seu trabalho em novelas da TV Globo, José de Abreu também tem um perfil ativo nas redes sociais, onde frequentemente participa de debates políticos e defende pautas da esquerda. A informação sobre a pré-candidatura foi inicialmente divulgada pelo jornalista Ricardo Bruno e compartilhada pelo próprio ator em suas redes.
Em postagem recente, Quaquá publicou uma foto ao lado do artista com a legenda: “Um grande amigo, grande artista e grande brasileiro!”, destacando o apoio do PT à iniciativa.
José de Abreu, que já teve passagem marcante durante a ditadura militar, compartilhando uma foto de sua prisão em 1968, comentou em tom bem-humorado: “Meu passado me condena, rsrs! Vem novidade por aí!”
Com a confirmação da pré-candidatura, o ator inicia sua trajetória política formal, aproximando-se de campanhas e articulações do PT no estado do Rio de Janeiro, mirando uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
José de Abreu anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PT