Em reunião do Partido dos Trabalhadores (PT) realizada na sexta-feira (28), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou que os “mensaleiros” nunca deixaram a política nem perderam posições de destaque dentro da legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi uma resposta às críticas sobre a candidatura de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, à presidência do partido.
“Alguns dos nossos críticos da candidatura do Edinho [Silva] dizem que os mensaleiros querem voltar. Primeiro, eu nunca saí. Nem o Delúbio [Soares] nem o [João] Vaccari [Neto] nem o João Paulo [Cunha]. Nós nunca saímos”, disse Dirceu, recebendo aplausos dos presentes. O ex-ministro defendeu que Edinho Silva possui o perfil ideal para liderar uma renovação no PT.
Os opositores da candidatura de Edinho Silva argumentam que o ex-prefeito não possui peso político suficiente para comandar o partido, uma vez que foi derrotado em seu reduto eleitoral e perdeu o controle de Araraquara para o grupo ligado a Jair Bolsonaro.