Uma mulher polonesa de 23 anos que afirmou nas redes sociais ser a menina britânica desaparecida em 2007, Madeleine McCann, comparecerá nesta sexta-feira à Justiça inglesa após ser detida na quarta-feira e acusada de assédio.
Julia Wandel, também conhecida como Julia Wandelt, foi presa na quarta-feira ao chegar da Polônia no aeroporto de Bristol (sudoeste da Inglaterra), a pedido da Polícia do condado de Leicestershire (centro da Inglaterra).
A polícia local informou em comunicado que ela enfrenta quatro acusações de assédio: duas delas por infrações supostamente cometidas entre 2 de maio de 2024 e 15 de fevereiro de 2025; a terceira entre 3 de janeiro e 21 de abril de 2024; e a quarta entre 27 de novembro e 29 de dezembro de 2024.
A Polícia de Leicestershire esclareceu que uma mulher de 60 anos, residente no País de Gales, que foi detida juntamente com Wandel, foi liberada sob fiança.
Embora as autoridades não tenham fornecido mais detalhes, o jornal Daily Mail publicou que as acusações estariam relacionadas ao suposto assédio aos pais de Madeleine, Kate e Gerry McCann, residentes no condado de Leicestershire.
De acordo com o jornal, Wandel se tornou uma sensação na internet em fevereiro de 2023, quando postou no Instagram com a conta ‘@IAmMadeleineMcCann’ e apareceu em programas de televisão falando sobre a possibilidade de ser a menina desaparecida aos 3 anos em Portugal.
Nesta semana, ela usou sua nova conta nas redes sociais, ‘@AmIJuliaWandelt’, para compartilhar os ‘resultados’ de um teste de DNA, conforme publicado pelo jornal.
Em 3 de maio de 2007, Madeleine McCann desapareceu do apartamento em que dormia com seus dois irmãos gêmeos, de 2 anos, em Praia da Luz, enquanto seus pais jantavam com amigos a poucos metros de distância no complexo turístico.
Em 2020, a Polícia alemã apontou Christian Brückner como o principal suspeito do sequestro e assassinato da menina, mas não foram formalizados cargos.
O caso de Madeleine McCann foi um dos mais midiáticos do mundo e seus pais continuam a campanha para que as investigações para encontrá-la prossigam.
Jovem polonesa que alegou ser Madeleine McCann é presa na Inglaterra
