O juiz Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, que atuava como auxiliar no gabinete do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), deixou oficialmente o cargo nesta sexta-feira (26). A portaria com o desligamento do magistrado da função havia sido assinada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, no último dia 15 de setembro, mas só foi publicada no Diário Oficial nesta sexta.
Com a medida, Tamai Rocha volta a ter dedicação exclusiva ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), onde ele é lotado. O juiz atuava no gabinete de Moraes na Suprema Corte desde abril do ano passado. Ao longo desta semana, o nome do juiz foi citado como um dos alvos da cassação de vistos realizada pelo governo dos Estados Unidos contra pessoas ligadas a Moraes.
A saída de Tamai Rocha é mais uma das diversas baixas no corpo de juízes auxiliares do gabinete do ministro nos últimos meses. Em fevereiro deste ano, o juiz André Solomon Tudisco havia deixado o apoio a Moraes também para retornar ao TJSP.
Em dezembro do ano passado, quem já havia deixado a atuação como juiz auxiliar de Moraes foi um dos nomes mais conhecidos do gabinete do ministro, o juiz Airton Vieira, que chegou a fazer desabafos em áudios que foram vazados à imprensa, nos quais disse que não aguentava mais seu trabalho “em termos físicos, psicológicos e emocionais”. No mesmo mês, também tinha sido oficializada a saída do juiz Rogério Sampaio.