O juiz do Tribunal de Apelação de Roma determinou, em audiência nesta quarta-feira (13/8) na capital italiana, que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passe por perícia médica em caráter de urgência até esta sexta-feira (22/8).
Durante a audiência, que chegou a ser paralisada brevemente após a parlamentar apresentar tontura, a defesa destacou os problemas de saúde enfrentados por Zambelli. O advogado da deputada pediu um acompanhamento mais próximo por parte do médico do Instituto Penitenciário de Rebibbia, onde ela esta presa desde o dia 29 de julho.
Segundo o pai da deputada, que estava presente no momento da prisão, a filha sofre de mais de 10 doenças, incluindo a síndrome da taquicardia postural ortostática, que a levou à internação em 2024. Essa síndrome afeta o sistema nervoso e causa taquicardia.
Zambelli seguirá presa e uma nova audiência foi marcada para o dia 27 de agosto.
O advogado italiano Alessandro Gentiloni, que representa a Advocacia-Geral da União (AGU), acompanhou a audiência. A solicitação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Zambelli estava foragida da Justiça desde o fim de maio, quando foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF no caso de invasão hacker do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).