O governo do Peru informou que localizou quatro brasileiros que estão sob a perseguição da Justiça brasileira em razão de supostos envolvimentos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023. Essas pessoas foram investigadas e condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O governo peruano comunicou o STF no dia 5 de dezembro. Segundo informações do site g1, os brasileiros localizados são: Antonio Alves Pinheiro Junior, de São Paulo (capital); Edilaine da Silva Santos, de Birigui (SP); Romario Garcia Rodrigues, do Estado de Ceará, e Rosana Maciel Gomes, de Goiás.
Peru: alternativa depois da Argentina
Os quatro brasileiros fazem parte de uma lista de 61 pessoas que se mudaram para a Argentina no sentido de escapar da perseguição. A suspeita é de que esses brasileiros tenham deixado o território argentino depois que o país vizinho concordou em repatriar cidadãos indiciados pelo STF. Suspeita-se que três deles chegaram ao espaço peruano depois de passarem pelo Chile. O quarto brasileiro detido seria procedente da Bolívia.
Com a comunicação feita ao STF, a Corte poderá determinar a extradição deles para o Brasil. Para isso, é necessário estabelecer tratativas diplomáticas com o governo peruano.
Via Revista Oeste