Leila Pereira pode ser convocada a depor na CPMI do INSS

Três parlamentares que fazem parte da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram requerimentos pedindo que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, seja convocada a prestar depoimento. As investigações são da revista Veja.


De acordo com a publicação, os autores dos requerimentos são os deputados delegado Fábio Costa (PP-AL) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), além do senador Marcos Rogério (PL-RO).

Em seu requerimento, Vieira de Melo defende a convocação de Leila Pereira, também presidente da Crefisa, instituição financeira que foi investigada após denúncias relacionadas a empréstimos consignados sem autorização dos aposentados e pensionistas.

“Dados oficiais da Secretaria Nacional do Consumidor confirmam que as reclamações contra a Crefisa praticamente dobraram entre 2024 e 2025. Ademais, a própria instituição já teve contratos suspensos pelo INSS em razão de irregularidades constatadas”, diz trecho do requerimento.

Já o senador Marcos Rogério pede a convocação de Leila Pereira pelo fato de a Crefisa ter vencido 25 dos 26 lotes leiloados para administrar a folha de pagamento de benefícios do INSS.

“A vitória da Crefisa — uma instituição de porte médio, tradicionalmente voltada ao crédito pessoal — sobre grandes conglomerados bancários gerou ampla repercussão no setor financeiro e levantou questionamentos quanto aos critérios técnicos e financeiros utilizados na seleção dos vencedores”, escreveu o senador no requerimento.

O deputado Fábio Costa, por sua vez, aponta para irregularidades já descobertas pela CPMI do INSS.

“A magnitude dos problemas registrados demonstra que não se tratam de falhas pontuais, mas sim de irregularidades sistêmicas que colocaram em risco o direito fundamental de milhões de segurados de receber seus benefícios de forma regular, segura e digna. Tais circunstâncias inserem diretamente a atuação da instituição no escopo de investigação desta CPMI”, ressaltou.

Os três requerimentos precisam ser analisados pelo colegiado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *