A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (23/5) a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, visando identificar os responsáveis pelo financiamento e estímulo aos supostos “ataques” às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
No total, estão sendo executados 20 mandados judiciais – 18 de busca e apreensão e dois de monitoramento eletrônico com tornozeleira eletrônica – emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados de Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).
Foi ordenada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, estimando-se que os danos ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões.
Os fatos em apuração alegadamente envolvem crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações estão em andamento, e a Operação Lesa Pátria está sendo mantida de forma contínua, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais emitidos, pessoas detidas e foragidas.
- Vereadora do PT sofre tentativa de assalto na porta de casa
- Senado aprova projeto que cria área específica em presídios para população LGBTQIA+