Lewandowski demite Torres e Ramagem da Polícia Federal

O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski formalizou, nesta quarta-feira (3), as demissões de Alexandre Ramagem e Anderson Torres da Polícia Federal. Ambos foram condenados por participação na tentativa de golpe de Estado, mas alegam inocência.


Os desligamentos foram oficializados por meio de duas portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na manhã desta quarta. Tanto Ramagem quanto Torres eram delegados da corporação, e também integraram o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Ramagem atuou como diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além de ser deputado federal. Ele, que está nos Estados Unidos com a família, recebeu uma pena de 16 anos de prisão sob acusação de instrumentalizar a Abin. Já Torres, foi ministro da Justiça na gestão de Bolsonaro. Em 2023, ele era o secretário de Segurança Pública quando aconteceram os atos do 8 de janeiro. Anderson foi sentenciado a 24 anos de prisão e está detido no prédio da Polícia Militar no Complexo Penitenciário da Papuda.

Ambos foram condenados em setembro deste ano, pelo Supremo Tribunal Federal, por tentativa de golpe de Estado. Eles integram o chamado Núcleo 1, no qual também estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Augusto Heleno, o ex-comandante Almir Garnier, o general Walter Braga Netto e o ex-ministro Paulo Sérgio Nogueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *