A oposição na Câmara resolveu cobrar explicações do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre a nomeação do delegado da Polícia Federal Thiago Severo de Rezende para um cargo na Europa.
A nomeação causou polêmica por envolver o delegado responsável por mudar o entendimento da PF e indiciar três pessoas por ofensas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e familiares no aeroporto de Roma em 2023.
Ontem (6/6), o deputado Coronel Meira (PL-PE) protocolou um requerimento questionando os critérios da nomeação de Rezende para um cargo na Europol (Agência da União Europeia para Cooperação Policial).
No requerimento, o parlamentar questiona Lewandowski se há relação da indicação do delegado para o cargo na Europol com a investigação sobre a suposta agressão ao ministro Alexandre de Moraes no aeroporto.
Causa estranheza, portanto, o recuo da PF com relação ao indiciamento dias após a designação de Thiago Rezende para ocupar cargo na Europol, em Haia
Afirma o parlamentar
Conforme foi relatado aqui no portal Vista Pátria, Rezende foi designado para o posto em 16 de maio. Dias depois, o delegado mudou o entendimento da própria PF e decidiu indiciar os três suspeitos de ofender Moraes e o filho do ministro em Roma.