Líder do governo na Câmara admite diversas derrotas

O Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) fez um balanço sobre a articulação política do Planalto neste semestre. O parlamentar reconheceu derrotas sofridas pelo Planalto na Casa Baixa, mas destacou o esforço para atrair partidos independentes de centro e até mesmo da direita em votações prioritárias.

“Tivemos dois problemas nesse período todo, que é muito pequeno [se comparado ao] tamanho do que nós aprovamos”, disse José Guimarães, em coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (28/6) no salão verde da Câmara dos Deputados.

Dentre as derrotas sofridas na Câmara, ele cita a aprovação de um projeto para derrubar o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que regulamentava o Marco do Saneamento. Além disso, Guimarães reconhece a derrota na tramitação da Medida Provisória que afrouxa o combate ao desmatamento da Mata Atlântica.

“Foram as duas discussões nas quais tivemos problemas aqui dentro. Evidentemente há matérias, sobretudo nas questões econômicas e sociais, que têm um quórum maior. O União Brasil tem dado de 38 a 40 votos em todas as votações. O Republicanos, com excessão do destaque que acabou com o teto de gastos, tem dado 39 votos. O MDB, 35 votos. E o PL, nas duas principais votações que tivemos, a bancada contribuiu com 29 votos em uma e na outra com 30 votos”, disse.

E acrescentou, “nas principais matérias ,os partidos não deixaram de colaborar com o presidente Lula”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *