O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara, criticou declarações recentes do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre os atos do 7 de Setembro na Avenida Paulista.
A reação do parlamentar ocorreu após Gilmar comentar os discursos feitos durante o evento, que reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Um dos destaques foi a fala do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que classificou o inquérito sobre a suposta tentativa de golpe como um “processo viciado” e criticou diretamente o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, ao acusá-lo de agir com tirania.
Em resposta, o deputado afirmou que Gilmar estaria comprometendo a imagem institucional da Corte.
– Minha humilde sugestão ao Ministro Gilmar Mendes é que ele precisa parar de emitir suas opiniões políticas, ele precisa emitir suas opiniões nos autos – escreveu nas redes sociais.
– Ao criticar o governador Tarcísio, ele joga o STF para vala comum de Alexandre de Moraes. A imagem do STF está sendo jogada no lixo, péssima e desnecessária crítica! Defender um violador de direitos humanos não é um bom caminho! – completou.
