Líderes internacionais se manifestam sobre posse de Trump; Confira

Os principais líderes mundiais estão se manifestando sobre a posse de Donald Trump para mais um mandato à frente da Casa Branca. Trump foi empossado no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, como o 47º presidente norte-americano nesta segunda-feira (20/1), em Washington D.C.


Veja a repercussão:

Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou o republicano por sua segunda posse em um vídeo publicado nas redes sociais. Netanyahu afirmou que “os melhores dias da nossa aliança ainda estão por vir”. O líder israelita agradeceu Donald Trump pela ajuda na mediação do cessar-fogo de Israel e do acordo de reféns com o Hamas.

Netanyahu afirmou que o primeiro mandato de Trump foi repleto de momentos inovadores, onde lembrou da assinatura dos Acordos de Abraão, que normalizaram as relações diplomáticas entre Israel, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein.

“Vocês se retiraram do perigoso acordo nuclear com o Irã, reconheceram Jerusalém como capital de Israel, mudaram a embaixada americana para Jerusalém e reconheceram a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã (…) Estou confiante de que completaremos a derrota do eixo terrorista do Irã e inauguraremos uma nova era de paz e prosperidade para nossa região”, disse Netanyahu.

Canadá
Em publicação no X, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, parabenizou Trump. O líder canadense declarou que o Canadá e os EUA têm a parceria econômica mais bem-sucedida do mundo. “Temos a chance de trabalhar juntos novamente — para criar mais empregos e prosperidade para ambas as nações”, disse.

O pronunciamento de Trudeau acontece após falas de Donald Trump de querer anexar o Canadá aos Estados Unidos.


Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, definiu a posse de Trump para o seu segundo mandato como “um dia de mudança e esperança para a resolução de muitos problemas”,

“O presidente Trump é sempre decisivo, e a política de paz pela força que ele anunciou oferece uma oportunidade de fortalecer a liderança americana e alcançar uma paz justa e de longo prazo, que é a principal prioridade.”

Zelenski desejou sucesso para Trump e espera que seja um mandado de cooperação ativa e mutuamente benéfica para Estados Unidos e Ucrânia. “Somos mais fortes juntos e podemos fornecer maior segurança, estabilidade e crescimento econômico ao mundo e às nossas duas nações”, declarou,

União Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou que a União Europeia espera trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos para enfrentar os desafios globais. A líder parabenizou Trump em seu mandato como o 47º Presidente dos Estados Unidos.

“Juntas, nossas sociedades podem alcançar maior prosperidade e fortalecer sua segurança comum. Esta é a força duradoura da parceria transatlântica.

Índia
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, desejou um bom mandato para Donald Trump, onde também afirmou a expectativa de estreitar laços com os norte-americanos. “Estou ansioso para trabalharmos juntos novamente, para beneficiar nossos dois países e moldar um futuro melhor para o mundo. Os melhores votos para um mandato de sucesso pela frente”, salientou.

Reino Unido
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, destacou a antiga relação entre Reino Unido e Estados Unidos, na qual acredita que a bom relacionamento deve seguir no segundo mandato de Donald Trump. No pronunciamento Starmer disse que teve uma conversa com o republicano em setembro, onde o tema da ligação foi a “necessidade de aprofundar e investir na relação transatlântica”.

“Em nome do governo de sua majestade e do Reino Unido, gostaria de enviar as minhas mais calorosas felicitações ao Presidente Trump. (…) Continuaremos a construir sobre os alicerces inabaláveis da nossa aliança histórica à medida que enfrentamos juntos os desafios globais que enfrentamos e levamos a nossa parceria para o próximo nível”.

Alemanha
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, também se pronunciou sobre a posse de Trump em uma publicação no X. Scholz pontuou que os Estados Unidos é o aliado mais próximo da Alemenha, em que pretende manter o bom relacionamento transatlântico. “A UE, com 27 membros e mais de 400 milhões de pessoas, é uma união forte”, concluiu.

Rússia
Horas antes da posse de Trump, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o republicano e reafirmou sua disposição para dialogar com o novo governo norte-americano sobre a guerra na Ucrânia. A declaração do líder russo aconteceu nesta segunda-feira (20/1), durante uma reunião do Conselho de Segurança do país.

De acordo com o presidente russo, seu desejo é eliminar a “raiz” da crise que deflagrou a guerra, que completou três anos nesta segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x