O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou na manhã desta terça-feira (29) seu apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Casa em 2025. O anúcio foi feito durante um pronunciamento na Residência Oficial da Câmara, com a presença de líderes partidários.
A decisão encerra meses de especulações sobre o candidato escolhido por Lira, que enfrentou diversas reviravoltas na composição dos nomes em disputa.
“Presidir a Câmara dos Deputados por dois mandatos consecutivos, tendo recebido quando da minha reeleição o voto de confiança de 464 parlamentares, é uma das maiores honras que a vida já me concedeu”, disse Lira ao lado do apoiado.
“Estou convicto que o melhor candidato é o deputado Hugo Motta. […] Estou certo de que Motta, deputado experiente em seu quarto mandato, viveu e vive de perto os desafios da nossa gestão e vai saber manter a marcha da Câmara com essa mesma receita, que deu frutos ao Brasil”, completou o atual presidente da Casa.
Hugo Motta deve formalizar sua candidatura em um evento programado para a manhã desta terça-feira.
O deputado se destacou como o favorito ao longo de setembro, especialmente após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP) de concorrer ao cargo.
A divisão da Câmara entre três candidatos — Pereira, Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA) — levou Arthur Lira a iniciar uma operação para articular uma candidatura de consenso.
- Gilmar Mendes anula todas as condenações de José Dirceu na Lava Jato
- CPI recorre de decisão de André Mendonça que barrou depoimento de Deolane