O José Luiz Datena encerrou seu contrato com a Band após duas décadas de trabalho na emissora paulista, com passagens que marcaram sua trajetória como um dos maiores nomes do jornalismo televisivo. A informação foi confirmada pela própria Band, mas os próximos passos do comunicador ainda são incertos.
Datena iniciou sua carreira na emissora em 2003, e embora tenha tido uma rápida passagem pela Record em 2011, ele sempre foi considerado a principal estrela da Band. Contudo, sua saída ocorre em meio a uma insatisfação do apresentador com a decisão da emissora de não permitir mais que ele conduzisse programas jornalísticos, especialmente após sua candidatura à Prefeitura de São Paulo.
Em 2020, Datena decidiu entrar para a política e se lançou como candidato a prefeito da capital paulista. Embora sua campanha tenha gerado bastante repercussão, especialmente por episódios como o famoso “cadeirada” no concorrente Pablo Marçal, ele não teve sucesso e ficou em quinto lugar nas eleições, com menos de 2% dos votos.
O desgaste com a Band parece ter sido um reflexo da sua tentativa frustrada de ingressar no cenário político. Em outubro de 2024, a emissora anunciou oficialmente que Datena não apresentaria mais o programa Brasil Urgente, um dos maiores sucessos de sua carreira, e informou que estavam sendo discutidos novos projetos, focados em entretenimento, que devem ser lançados em 2025.
Leia a nota da Band.
“Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos.”
- Vídeo: Radialista quebra tornozeleira e confronta Alexandre de Moraes
- Pacheco diz que pacote fiscal vai ser prioridade nas próximas semanas