Lula alfineta Trump na COP30; confira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (10), durante a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que chegou o momento de impor uma “nova derrota aos negacionistas”. Em um discurso marcado por críticas a países que financiam guerras e não participam ativamente dos debates ambientais, Lula também fez referência aos desafios enfrentados pelo Brasil na regulação das redes sociais e no combate à desinformação.

“A COP30 será a COP da verdade. No tempo da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só a existência da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam ódio, espalham medo, atacam as instituições, a ciência e as universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, declarou o presidente.

O discurso ocorre em meio à ofensiva do governo federal contra as big techs e à disputa no Congresso Nacional sobre a regulação das redes sociais — uma das prioridades do Planalto para conter a propagação de fake news e garantir mais segurança digital nas eleições. O tema, no entanto, enfrenta resistência das bancadas alinhadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia criticado a iniciativa brasileira de regular as mídias sociais, chamando a proposta de uma ameaça à “liberdade de expressão”. A tensão entre os dois países foi acentuada após o anúncio de tarifas sobre produtos brasileiros importados.

Durante seu pronunciamento no Pará, Lula também mencionou os desafios logísticos e ambientais da escolha da capital paraense como sede da conferência e fez um apelo para que os países adotem metas climáticas mais ambiciosas. Ele relacionou o investimento em soluções sustentáveis aos gastos militares globais.

“Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nessa COP, eles iriam perceber que é muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para a gente acabar com o problema climático do que colocar US$ 2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado”, disse.

A COP30, sediada em Belém (PA), reúne líderes mundiais, cientistas e ativistas ambientais para discutir políticas de mitigação das mudanças climáticas e estratégias de preservação ambiental, com o Brasil buscando consolidar seu papel de liderança na agenda global de sustentabilidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *