O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está articulando para garantir o apoio dos líderes do Poder Legislativo em sua campanha à reeleição em 2026. Segundo a CNN Brasil, a estratégia de Lula inclui o apoio dos presidentes das duas casas legislativas, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), em sua jornada pela reeleição.
Ainda conforme o veículo, é considerado improvável que os partidos União Brasil e Republicanos, ambos de centro-direita, declarem apoio formal à campanha do petista. Dessa forma, o governo tem atuado para garantir que ambos mantenham uma posição de neutralidade, caso não apresentem um candidato próprio para a presidência, e esperam contar com o apoio individual de lideranças desses partidos.
Davi Alcolumbre e Hugo Motta, atualmente os favoritos para as presidências do Senado e da Câmara, são vistos como peças-chave na articulação política de Lula. Especialmente o Republicanos, que nas eleições de 2022 mostrou fidelidade em pautas alinhadas ao governo, poderá expandir sua influência em uma reforma ministerial que está sendo considerada pelo presidente.
Por outro lado, o União Brasil, que controla duas pastas ministeriais, ainda não tem uma posição definida. O partido está dividido em votações estratégicas no Congresso e decidirá até março se continuará integrando o governo ou se retirará, uma vez que o governador Ronaldo Caiado (Goiás) se apresenta como um potencial candidato presidencial.
Paralelamente, Lula busca também o apoio do MDB e do PSD. Durante as eleições de 2022, essas duas siglas optaram pela neutralidade no segundo turno, mas agora a estratégia do presidente é garantir uma declaração oficial de apoio de ambos os partidos.
Em contrapartida, o Partido Liberal (PL) está trabalhando para consolidar uma candidatura única com apoio de Jair Bolsonaro, a fim de evitar a divisão entre os candidatos de direita. A sigla tenta viabilizar a coalizão com o apoio de outras legendas como o PP e o partido Novo.
- Pastor acusado de abuso sexual afirmava ‘preparar jovens para serem boas esposas’
- Alesp arquiva pedido de impeachment contra secretário de Segurança Guilherme Derrite