Em meio ao déficit adquirido em seu governo, de aproximadamente R$ 100 bilhões, o presidente Lula (PT) agora quer criar mais uma empresa estatal. O petista encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei (PL) para instituir a Alada, uma empresa aeroespacial.
O documento foi assinado pelo petista nesta quinta-feira (3), em ato compartilhado com o ministro da Defesa, José Múcio, e do tenente-brigadeiro do ar, Marcelo Damasceno, atual comandante da Aeronáutica.
A Alada estaria ligada a NAV Brasil, que atua na área de navegação aérea, serviços de tráfego aéreo, meteorologia e informações aeronáuticas.
A justificativa para a criação de mais uma estatal é que a empresa vai auxiliar na infraestrutura e navegação aeroespaciais, e atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais.
– Em linha com a Estratégia Nacional de Defesa, busca e autossuficiência do Brasil em materiais aeronáuticos, espaciais e bélicos – disse o Palácio do Planalto através de nota publicada.