O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (30) a postura do empresário Elon Musk ao desrespeitar decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A fala foi feita durante uma entrevista ao programa de rádio de João Pessoa, na Paraíba.
A crítica do presidente se insere no contexto do confronto público entre Elon Musk e o ministro do Supremo, relacionado à rede social X, que pertence ao bilionário.
Nos últimos capítulos desse embate, Musk não atendeu a solicitações de Moraes de bloquear perfis na rede social e também deixou de pagar multas aplicadas pela Justiça em função do descumprimento de censura.
“O olhar de que todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil, está subordinado à Constituição Brasileira e às leis brasileiras. Se a Suprema Corte tomou uma decisão para cidadão cumprir determinadas coisas, ou ele cumpre, ou vai ter que tomar outra atitude”, afirmou Lula.
“Não é porque o cara tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar. Esse cidadão é um cidadão americano, ele não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, ofendendo Senado, ofendendo a Câmara, ofendendo a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê? Então, é o seguinte, cara, ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira. Se quiser, bem. Se não quiser, paciência. Se não for assim, esse país nunca será soberano”, completou o petista.
De acordo com Lula, Elon Musk tem que aceitar as regras do Brasil. E, se uma decisão foi tomada pela Suprema Corte do país, o empresário tem que acatar. “Se vale para mim, vale para ele”, argumentou Lula.
- Exército alerta sobre graves riscos à segurança nacional em caso de perda do acesso à Starlink
- Sob Governo Lula, rombo fiscal atinge R$ 1,128 trilhão e bate recorde histórico