O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro estão tecnicamente empatados em eventual disputa pela Presidência da República em 2026, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira, 13.
Além da pesquisa espontânea, o instituto desenhou 12 cenários para a corrida eleitoral. Em uma eventual disputa apenas entre Bolsonaro e Lula, o ex-presidente venceria o petista.
Na espontânea, quando nenhum nome é indicado e os próprios entrevistados dizem em quem votariam, Lula obtém 20,1% das menções, contra 16,7% de Bolsonaro. A diferença está dentro da margem de erro e, portanto, um empate técnico.
Também são citados o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), o influenciador e ex-candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRBT), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o cantor Gusttavo Lima (sem partido), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Veja os dados:
No cenário um da pesquisa estimulada, Lula e Bolsonaro estão empatados com 34% e 33,9% das intenções de voto, respectivamente.
No cenário dois, sem Marçal Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula.
O Instituto Paraná ouviu 2018 eleitores de 164 municípios de 26 Estados e do Distrito Federal entre 7 e 10 janeiro. Essa amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos porcentuais para os resultados gerais.