Durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas, Bélgica, nesta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou a questão das sanções impostas à Venezuela pelos Estados Unidos. Ele afirmou que caso haja consenso sobre as eleições no país, haverá “autoridade moral” para solicitar o fim dessas sanções. Lula enfatizou que, em sua visão, essas sanções são especialmente “absurdas”.
“Eu sinto que, depois de tanto tempo de briga, está todo mundo cansado. Eu sinto que a Venezuela está cansada, sabe? O povo venezuelano quer encontrar uma solução, porque é bom você brigar um mês, dois meses, três meses, um ano, quatro anos… Mas a vida inteira?”, disse Lula.
“Se eles [governo e oposição] se entenderem com relação às regras e à data das eleições, acho que nós temos a autoridade moral de pedir o fim das sanções”, disse o mandatário. “Gostei da reunião. Não esperava resultado. Esperava que a gente tivesse a compreensão de que a solução da questão da Venezuela é do povo venezuelano”, complementou o presidente. Ele citou também as sanções impostas pelos Estados Unidos, que classificou de “absurdas”.