O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que errou ao anunciar sua candidatura à Presidência em 2026 durante coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia. O petista afirmou que teve um “lapso” e ponderou que o comunicado deveria ocorrer no Brasil, já que seus eleitores não estão na Indonésia.
– Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia. Eu tenho que falar no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá. Foi um erro – refletiu, em conversa com jornalistas em Kuala Lampur, capital da Malásia.
A fala a que o petista se refere aconteceu na última quinta-feira (23), ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
– Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições – disse o líder brasileiro.
Antes dessa declaração, Lula ainda não havia dado certeza de que concorreria ao quarto mandato no próximo ano e vinha condicionando sua candidatura à sua saúde física e mental.