Lula condecora Janja com a maior honraria de mérito cultural

A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, é um dos nomes a serem premiados na tarde desta terça-feira (20), em cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural. Dos três graus de condecoração, Janja irá receber a medalha da Grã-Cruz, grau mais elevado da Cultura.

A homenagem será concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. A atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, receberão a honraria com Janja.


Outros nomes da Grã-Cruz são Xuxa Meneghel, Alceu Valença, Aldir Blanc, Alcione, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Marcelo Rubens Paiva, Paulo Gustavo (in memoriam), entre outros.

Nomes como Tony Bellotto, Osmar Prado, Preta Gil, Camila Pitanga, Kleber Lucas e Lilia Schwarcz serão reconhecidos, mas com um grau “inferior” ao de Janja: Grau Comendador.

Intitulada 40 anos do MinC: Democracia e Cultura, a premiação volta a acontecer após um hiato de seis anos, tendo a última ocorrido em 2019. Depois disso, a solenidade foi suspensa pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

A cerimônia também marcará a reinauguração do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. O edifício passou por uma grande obra de conservação e modernização, conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x