O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (15/10), uma reunião entre autoridades brasileiras e dos Estados Unidos nesta quinta-feira (16/10), em Washington, para discutir as negociações sobre o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump.
O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enquanto o secretário norte-americano de Estado Marco Rubio foi designado pela Casa Branca.
Durante evento no Rio de Janeiro, Lula relembrou a conversa que teve com o presidente Trump. Segundo o petista, “não pintou química, pintou indústria petroquímica”, em referência a uma fala do republicano durante a Assembleia das Nações Unidas, em Nova York.
“No dia que eu fui ligar para o Trump, eu estava completando 80 anos, a gente estava de mal, mas eu não conhecia ele. Tinha gerado uma química na ONU, então ele me ligou, eu falei: ‘presidente, eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer em 14 de julho’. Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã vamos ter uma conversa de negociação”, disse o chefe do Planalto.