Lula conversa com Trump por videochamada; confira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump por videoconferência, em um encontro que durou cerca de 30 minutos. A reunião virtual estava marcada inicialmente para as 10h30, mas começou às 10h, com a participação de ministros do governo brasileiro, incluindo Geraldo Alckmin (Desenvolvimento Industrial), Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).


O encontro teve como objetivo abrir caminho para uma aproximação diplomática entre os dois países, após meses de tensões envolvendo sanções comerciais e políticas. No início deste ano, os EUA aplicaram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e sancionaram o ministro do STF Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, em retaliação a decisões relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado político de Trump.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, a conversa foi cordial, e Trump elogiou Lula, lembrando da boa química entre os dois observada na Assembleia Geral da ONU no mês passado. Empresários brasileiros também atuaram junto a autoridades norte-americanas para reverter o clima de atrito.

A expectativa do governo brasileiro é que a videoconferência possa ser o prelúdio de um encontro presencial entre Lula e Trump. Embora ainda não haja data definida, a hipótese considerada é uma reunião em um país terceiro, como na Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Nos últimos meses, a relação entre Brasil e EUA foi marcada por atritos comerciais e políticos, mas a conversa desta segunda-feira indica a disposição de ambas as partes em normalizar o diálogo e buscar aproximação diplomática e econômica.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *