O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve um contato telefônico com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na manhã de sábado (3), poucas horas depois da ação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro. Segundo interlocutores, a ligação foi rápida, e o presidente brasileiro buscou “ter informações sobre o que aconteceu” e compreender os fatos diante das notícias sobre a operação norte-americana.
O contato ocorreu antes de Delcy Rodríguez ser oficialmente nomeada líder interina da Venezuela pela Suprema Corte do país, no mesmo sábado, e antes das reuniões emergenciais realizadas pelo Palácio do Itamaraty. Lula segue atualmente no Rio de Janeiro, na Restinga da Marambaia, e deve retornar a Brasília nesta terça-feira (6), provavelmente no fim da manhã.
Horas após a captura de Maduro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, também conversou por telefone com o chanceler venezuelano, Yvan Gil. De acordo com Gil, Vieira manifestou “enérgica condenação” ao que classificou como “ato de agressão militar criminosa contra o povo venezuelano”.
Em uma carta pública dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Delcy Rodríguez afirmou que o relacionamento com Washington deve ser conduzido de forma “equilibrada e respeitosa”, baseado na “igualdade e não na ingerência”. Por outro lado, representantes norte-americanos deixaram claro que pretendem que seus interesses sejam atendidos pelo governo interino venezuelano, incluindo o controle das reservas de petróleo do país, consideradas as maiores do mundo.
A ligação entre Lula e Rodríguez marca o único contato direto do presidente brasileiro com o governo venezuelano desde a captura de Maduro, reforçando a postura do Brasil em acompanhar de perto os desdobramentos da operação e os impactos sobre a soberania da Venezuela.