Lula convida todos os ministros do STF para reunião no Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um encontro no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (31), às 19h. A reunião foi articulada em conjunto com o presidente da Corte, ministro Roberto Barroso, com quem Lula se reuniu na quarta-feira (30) para discutir a conjuntura após as sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes.


Segundo o site Poder360, Barroso enviou os convites a todos os colegas na noite de quarta. Ainda não há confirmação da presença de todos os ministros, já que alguns estão fora de Brasília.

A principal intenção do encontro, além da discussão institucional, é registrar uma foto com todos os presentes como forma de demonstrar unidade entre os Poderes e reforçar o discurso de defesa da soberania nacional diante da ofensiva norte-americana. De acordo com interlocutores do governo, essa estratégia tem sido usada para tentar recuperar parte da aprovação da gestão Lula.

Na quarta-feira (30), o governo dos Estados Unidos, sob comando do ex-presidente Donald Trump, incluiu Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky, legislação voltada a punir autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos.

Com a medida, o nome do ministro passou a constar no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão responsável por administrar programas de sanções, e também no site oficial do Departamento do Tesouro dos EUA.


As penalidades incluem o congelamento de bens e contas bancárias em território norte-americano, além da proibição de qualquer cidadão ou empresa dos EUA de realizar transações financeiras com o ministro. Moraes, por exemplo, está impedido de usar cartões de crédito vinculados a bancos dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *