Após meses de morosidade, o presidente Lula entrega nesta quarta-feira (23) ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.
A cerimônia vai ocorrer no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, às 17h.
Além de Lula, o evento conta com a presença do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP); o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Rep-PB), o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Além de Lula e dos citados, apenas dois ministros aparecem como participantes do ato, Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).
Chama atenção a ausência de Rui Costa (Casa Civil), contrário ao texto e que engavetou por meses a proposta. A má vontade de Costa chegou a causar ruídos com Lewandowski, idealizador da PEC.
A PEC da Segurança, que o governo tenta emplacar como “SUS da Segurança”, é uma das apostas de Lula para estancar a crescente reprovação do petista. O texto não é bem aceito entre governadores, que temem perder autonomia das polícias militares.