Lula diz que deve dormir em barco durante a COP30 em Belém

Nesta quinta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e disse que o evento deste ano não será “do luxo”. Para ele, a COP30 será a “COP da verdade”.

O governo brasileiro definiu a cidade de Belém, no Pará, para a realização do evento. No entanto, a escolheu gerou críticas devido a questões de infraestrutura da cidade e aumento dos preços.


– Eu seis os problemas de Belém, sei os problemas de drenagem, sei os problemas da pobreza, mas, veja, por que aceitamos o desafio de fazer a COP lá? É preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo. É a COP da verdade em que nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática – disse Lula durante um evento na Ilha do Marajó.

O presidente também cobrou ações de outros países para lidar com questões ambientais e preservação de florestas.

– Eu quero saber se o presidente Trump [EUA], se o presidente Xi Jinping [China], se o presidente Macron [França] estão preocupados em resolver o problema da situação climática. Para que a gente mantenha nossas florestas em pé é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo do que nós, resolvam pagar para que a gente possa dar qualidade de vida para o povo que mora na Amazônia – apontou.


Mesmo com todas as dificuldades, Lula disse que pretende fazer a “melhor COP da história” e disse que pretende dormir num barco.

– Nós vamos fazer a melhor COP da história da COP nesse país. A melhor COP com todos os problemas que a gente tem, até com um carapanã picando um gringo. Não tem problema. Eles têm que saber como é que a gente vive (…) Eu falei para Janja, eu não vou nem para hotel. Eu vou dormir num barco. Porque enquanto os gringos tiverem dormindo eu vou estar pescando – explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *