Lula diz que ele e Trump podem resolver “juntos” a guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27), em Kuala Lumpur, na Malásia, que pretende sugerir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que juntos podem buscar uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Os dois líderes se encontraram no domingo (26) durante evento internacional.


“Eu ainda não falei para ele [Trump], mas qualquer dia eu vou dizer para ele que a gente pode resolver essa guerra da Ucrânia. Porque eu acho que a guerra está no seu ponto de maturidade”, declarou Lula à imprensa.

O presidente brasileiro explicou que Trump já vem mantendo conversas com Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, embora um encontro entre eles ainda não tenha ocorrido. “O que está faltando é colocar na mesa de negociação”, afirmou Lula. “Eu acho que estamos chegando no ponto de acabar com essa guerra.”

Durante a campanha de 2022, Lula já havia sugerido de forma descontraída que um conflito como o da Ucrânia poderia ser resolvido “numa mesa de bar”:
“Essa guerra, por tudo que eu compreendo, leio e escuto, seria resolvida aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja, se não na primeira, na segunda, se não na terceira, se não desse na terceira ia até acabar as garrafas para um acordo de paz”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *