O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na tarde desta quinta-feira (1º) que a eventual vitória da candidata Kamala Harris nas eleições dos Estados Unidos significaria um “caminho mais seguro para fortalecer a democracia”. A fala foi feita em entrevista ao canal de televisão francês TF1.
“Eu acho que com Kamala Harris é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia, é muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato fazendo aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável acontecer nos Estados Unidos, porque os Estados Unidos se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu”, afirmou o presidente.
Na entrevista, Lula alegou que evita dar palpite sobre as eleições em outros países, mas que, como “um amante da democracia”, torce por uma vitória de Kamala.
“Nós, agora, temos o ódio destilado todo santo dia. Temos as mentiras destiladas todo santo dia. Não apenas nos Estados Unidos, mas na Europa, na América Latina, em vários países no mundo. É o nazismo e o fascismo voltando a funcionar com outra cara. E como eu sou amante da democracia, acho a democracia a coisa mais sagrada que nós conseguimos construir para bem governar os nossos países, eu, obviamente, fico torcendo para a Kamala ganhar as eleições”, seguiu.
As eleições norte-americanas começam oficialmente na próxima terça-feira (05). A candidata democrata Kamala Harris, atual vice-presidente de Joe Biden, concorre à Casa Branca contra o ex-presidente Donald Trump.
- lItamaraty reage à ameaça de Maduro ao Brasil; confira
- Governo dos EUA doa dinheiro a instituto de Felipe Neto para combate à ‘desinformação’