Lula diz que tem “limite de briga” com o governo Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (3), que tem um “limite” na briga sobre o tarifaço com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que não pode falar o que “acha que é possível, mas o que é necessário”.

– Tenho limite de briga com o governo americano. Não posso falar tudo o que eu acho que posso. Tenho que falar o que é possível, o que é necessário – disse o petista, no último dia da programação do 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília (DF).


Para Lula, Trump “extrapolou os limites, porque quer acabar com o multilateralismo”.

– Eles são um país muito grande, o mais bélico, com mais tecnologia, a maior economia. Tudo isso é muito importante. Mas queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Não somos republiqueta. Tentar colocar assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável.

Donald Trump afirmou que o presidente Lula pode falar com ele “quando quiser”. A declaração foi dada na Casa Branca, em resposta a pergunta de uma jornalista da TV Globo.

Sobre o fato de as tarifas não parecerem ter ligação com questões comerciais, Trump afirmou que “as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”.

Lula reagiu horas depois. Na rede social X, escreveu que sempre esteve aberto ao diálogo e trabalha para responder as medidas tarifárias.

– Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições – postou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *