O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou o atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista à TV Record nesta terça-feira (16). Lula afirmou que Trump “vai tentar tirar proveito” do incidente, ocorrido durante um comício.
“É muito difícil você não sensibilizar uma parcela da sociedade quando é agredido, quando é morto. E aí o teu herdeiro ganha, porque isso comove a sociedade. É importante lembrar que o ser humano normal é mais emoção do que a razão. Então ele fica emocionado, deprimido e [diz]: ‘vou votar no coitadinho’”, avaliou o presidente.
Lula também comentou sobre a foto de Trump com o braço erguido, afirmando que, “se fosse encomendado, não sairia melhor”. Segundo ele, Trump vai explorar o episódio, cabendo aos democratas impedir que isso se torne um motivo para votos.
Durante a conversa, Lula ressaltou a necessidade de “pregar a civilidade na política”. “O que o mundo está precisando é de civilidade na política. Nós precisamos aprender a conviver democraticamente na adversidade”, pontuou.
Detalhes do Atentado
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sofreu um atentado durante um comício no último sábado (13). Ele foi atingido por um tiro de raspão na orelha. O atirador, identificado como Thomas Matthew Crooks, foi morto por agentes do Serviço Secreto americano.