O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta segunda-feira (29) que pretende levar a primeira-dama, Rosângela da Silva, Janja, para a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Obrigado Janjinha, por você ter nascido e por ter conhecido essa pérola de homem. Quando eu for conversar com o Trump, eu vou levar ela”, disse Lula durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
No entanto, a primeira-dama não demonstrou muito entusiasmo com a participação na reunião com Trump. Logo após a fala de Lula, Janja fez um sinal negativo com a mão, sorrindo.
A promessa de uma reunião entre Lula e Trump foi anunciada pelo presidente dos EUA durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, após um rápido encontro nos bastidores do evento. No entanto, ainda não há uma data definida para o encontro. O formato do encontro também vem sendo discutido.
Integrantes do governo brasileiro recomendam cautela sobre uma reunião entre os presidentes. A avaliação é que seria mais “prudente” que o primeiro contato seja por telefone ou vídeo para, em seguida, Lula e Trump terem uma reunião presencial.