Nesta segunda-feira (2/5), o presidente Jair Bolsonaro chamou de “cara de pau” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por culpá-lo pela alta da inflação no país.
O chefe do Executivo disse que aumento dos preços é consequência da chama política do “fica em casa”, como costuma chamar as medidas restritivas adotadas durante a pandemia para conter o avanço do vírus.
O cheiro de mortadela estava na televisão. A cara de pau dele [Lula] de me culpar pela inflação. A inflação vem do ‘fica em casa e a economia a gente vê depois.
Bolsonaro
Atualmente, a prévia da inflação, o IPCA-15, acelerou em abril e registrou uma alta de 1,73%. Foi o maior percentual para o mês desde 1995. Também registrou o índice mensal mais elevado desde fevereiro de 2003. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados na quarta-feira (27/4).
Para a inflação do ano, o mercado financeiro aumentou a estimativa para 7,89%. Na semana anterior, a projeção do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) estava em 7,65%. Há 1 mês, a estimativa era de 6,97%. A previsão segue acima da meta de inflação, de 3,5%.