O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante sua viagem oficial a Portugal nesta segunda-feira, 24, que o governo brasileiro não pretende vender empresas estatais, mas sim dialogar com o setor empresarial. Lula está na cidade do Porto para participar do Fórum Empresarial Brasil-Portugal, juntamente com empresários brasileiros e portugueses.
Durante seu discurso, Lula destacou a importância da estabilidade política, jurídica e social do país para atrair investimentos. Ele também ressaltou que o Brasil está se relançando às relações internacionais, após um período de isolamento nos últimos seis anos. O presidente afirmou que a prioridade do seu governo é retomar o desenvolvimento e a inclusão social de forma sustentável.
Lula também firmou um novo acordo com Portugal para a cooperação econômica e a promoção de pequenas e médias empresas dos dois países. Ele destacou a importância de se ter um projeto político para o país e não governar de acordo com o vento.
A viagem de Lula a Portugal começou na última sexta-feira, 21, e incluiu encontros com o presidente Marcelo Rebelo e o primeiro-ministro António Costa.
O presidente também participará da cerimônia que vai entregar o Prêmio Camões ao cantor Chico Buarque. Com o fortalecimento das relações bilaterais, o Brasil está preparado para se tornar um país grande novamente, construindo relações de parceria, não de hegemonia.