Lula embarca em viagem de uma semana para Rússia e China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite desta terça-feira (6) em uma viagem internacional para a Rússia, que também incluirá em um segundo momento a China. O petista partiu por volta das 22h rumo a Casablanca, no Marrocos, de onde partiu já na manhã desta quarta (7) para Moscou, onde sua chegada é esperada para acontecer às 19h30 (hora local, 13h30 de Brasília).

Na Rússia, o petista participará da celebração dos 80 anos do chamado Dia da Vitória, quando os russos celebram a vitória da União Soviética sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, Lula ainda terá encontros bilaterais com o presidente Vladimir Putin e com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.


Já no próximo domingo (11), Lula seguirá para a China, onde participará do Fórum China-Celac como presidente convidado. No país asiático, o petista deve se encontrar com o presidente Xi Jinping para tratar de relações bilaterais. Esta é a segunda visita de Estado de Lula a China. Em 2023, o petista já tinha visitado o território chinês. Já no ano passado, Xi foi a Brasília após participar do G20 no Rio de Janeiro.

COMITIVA
A exemplo de viagens recentes que fez ao exterior, Lula deve contar novamente com uma comitiva de políticos que o acompanhará em seu périplo internacional. O grupo autoridades que acompanhará o petista contará com a participação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do vice-presidente da Câmara Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

Além deles, também estarão junto com Lula os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O assessor-chefe da Assessoria Especial, embaixador Celso Amorim, também integrará a comitiva, de acordo com lista divulgada pelo Palácio do Planalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x