Lula erra em live e leva checagem da Agência Lupa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de checagem da Agência Lupa, que identificou erros nas declarações do petista durante live na terça-feira 13.

Na transmissão, Lula disse que as obras de quase 3 mil creches estavam paralisadas até 1º janeiro. Contudo, o painel de monitoramento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostra que existem 275 obras com recursos federais paralisadas e 941 inacabadas na educação infantil do país. Ao somar tudo, chega-se ao resultado de pouco mais de 1,2 mil obras — quase três vezes menos que o citado pelo chefe do Executivo.

Lula disse também que o governo do PT conseguiu promover o acesso de 16 milhões de brasileiros ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas a prova aplicada a estudantes nunca atingiu esse número de inscritos. O pico foi registrado em 2014, com 8,7 milhões de inscrições.

O programa “Conversa com o Presidente”, transmitido no YouTube, teve menos de 6 mil espectadores simultâneos. A live durou pouco mais de 30 minutos e foi realizada no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo.

A baixa audiência da live gerou repercussão nas redes sociais. Ex-jornalista da Rede Globo e atualmente contratado da TV Brasil, Marcos Uchôa aumentou em 250 vezes o número de espectadores na transmissão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *