O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já avalia possíveis indicações para a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) caso o ministro decida antecipar sua saída da Corte.
Barroso tem feito mistério sobre a possibilidade de deixar o STF antes da aposentadoria compulsória. Ele tem 67 anos e pode ficar na Corte até os 75. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele disse que existe a possibilidade de sair do Supremo, “mas não é uma certeza”.
De acordo com a CNN Brasil, Lula já teria sido informado sobre a possibilidade de Barroso antecipar a saída do STF. Com isso, o presidente começou a analisar algumas alternativas caso precise indicar um nome para a Suprema Corte.
Integrantes do governo dizem que Lula não quer antecipar a escolha de um novo ministro em respeito a Barroso e só vai fazer uma escolha caso o ministro opte por sair do STF.
No entanto, dois nomes surgem como os favoritos de Lula para uma vaga no STF: o advogado-geral da União, Jorge Messias, e a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha.
Jorge Messias foi cotado para a vaga deixada por Rosa Weber. No entanto, Lula acabou escolhendo o ex-ministro da Justiça Flávio Dino. O advogado-geral da União é tido como um nome de confiança de Lula. Messias tem uma boa interlocução junto ao Senado e poderia ter apoio até de parte da oposição por ser evangélico.
Já Maria Elizabeth ganhou a simpatia de Lula pela sua atuação no STM. Ela também teria o apoio da primeira-dama Rosângela Silva, que defende maior presença de mulheres no STF.
Um terceiro nome que vem sendo cotado para a Suprema Corte é o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No entanto, Lula deseja ver o parlamentar disputando o governo de Minas Gerais em 2026. Uma eventual indicação ao STF ficaria para futuras vagas.