O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou nesta quarta-feira (6), pela rede social X, o republicano Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos contra a democrata e atual vice-presidente do país, Kamala Harris.
Na rede social de Elon Musk, apoiador de Trump, o chefe do Executivo brasileiro pontuou que a democracia sempre deve ser respeitada e que o mundo precisa de diálogo e trabalho conjuntos para manter a paz e prosperidade.
– Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo – escreveu o petista.
Na última sexta (1°), Lula chegou a declarar publicamente que apoiava Kamala Harris na disputa pela Presidência dos Estados Unidos. Em entrevista ao canal francês TF1, Lula disse que a democrata seria a opção mais segura para o fortalecimento da democracia nos EUA e ainda aproveitou para atacar o ex-presidente Donald Trump, o associando à invasão ao Capitólio, em 2020.
– A Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia nos EUA. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. Esse modelo ruiu – disse o petista.