Lula passa por cirurgia para evitar novos sangramentos no cérebro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é submetido a novo procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira (12/12). A intervenção pela qual o petista passará chama-se embolização das artérias meníngeas (leia mais abaixo): trata-se do fechamento dos pequenos vasos por onde percorre o sangue. Segundo a equipe médica que cuida de Lula, o objetivo dessa nova cirurgia é interromper o fluxo de sangue e evitar futuras hemorragias.


Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente e líder da equipe médica, a intervenção desta quinta é “relativamente simples e de baixo risco”.

De acordo com Kalil, a realização de um novo procedimento já estava prevista e é uma espécie de segunda parte da primeira cirurgia, ocorrida na segunda-feira, embora não tenha sido antecipado nos boletins médicos anteriores.

Lula está sob cuidados intensivos no hospital Sírio-Libanês em São Paulo desde segunda-feira (9/12), quando passou por uma cirurgia para drenar uma hemorragia intracraniana. O presidente foi submetido ao procedimento após sentir dores de cabeça e sonolência, associadas a uma queda sofrida no banheiro de casa, em outubro.

Um boletim médico divulgado na tarde dessa quarta informou que durante o dia Lula fez fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. A expectativa da equipe que acompanha o chefe do Executivo é de que ele receba alta no início da semana que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x