Lula passa por tomografia na cabeça e médicos revelam situação do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma tomografia na manhã desta quinta-feira (19), que indicou que seu estado de saúde está bom, permitindo-lhe seguir viagem. O exame fazia parte do protocolo pós-operatório, e com a alta médica, o petista retornará a Brasília para retomar sua agenda de trabalho.

De acordo com o médico Roberto Kalil, o resultado do exame foi positivo, e a equipe médica autorizou o presidente a viajar para a capital federal ainda no mesmo dia. Kalil explicou que o hematoma que havia sido identificado não existe mais e que a tomografia foi uma medida de controle após a cirurgia de grande porte. Ele ainda afirmou que a recuperação de Lula está avançando bem, com a única restrição sendo a prática de exercícios físicos, pois a parte cognitiva está em perfeitas condições. O presidente poderá continuar com suas atividades normais, exceto pelos exercícios.

A médica Ana Germoglio, responsável pelo acompanhamento de Lula, confirmou que o presidente deve passar o Natal e o Ano Novo em Brasília, e os exames de controle serão repetidos em dez dias.

Na sexta-feira, o presidente se reunirá com ministros do governo, mas, em vez da tradicional reunião ministerial de fim de ano, ocorrerá um almoço na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República. O formato mais informal do encontro visa proporcionar um repouso relativo a Lula, que ainda está em recuperação.

Lula foi internado na semana passada para uma cirurgia de emergência na cabeça, realizada para drenar um sangramento resultante de uma queda que sofreu no banheiro em outubro. O presidente recebeu alta do hospital no domingo (15) e permaneceu em sua residência em São Paulo até a realização do exame de hoje.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x