O advogado-geral da União, Jorge Messias, está reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira (31/7), em meio à sondagem da Advocacia-Geral da União (AGU) em mover uma ação judicial nos Estados Unidos para contestar as sanções da Lei Magnitsky impostas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O encontro não consta na agenda oficial do presidente, divulgada pelo Palácio do Planalto. Lula recebeu os ministros Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, além do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, no palácio na noite de quarta-feira (30/7).
Além das sanções contra Moraes — que estava em São Paulo —, Lula discutiu com os ministros a ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que oficializa uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando a taxação total para 50%.
Além de Jorge Messias, que também participou do encontro na noite de quarta-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, integra a reunião desta manhã.