Lula: “Se Trump cobrar 50% de nós, vamos cobrar 50% dele”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se o governo dos Estados Unidos decidir continuar com a tarifa de 50% aos produtos brasileiro, o Brasil deverá cobrar na mesma medida. Em entrevista à TV Record nesta quinta-feira (10), o petista afirmou que o governo brasileiro tem “vários caminhos” sobre como agir.

Ao anunciar o aumento de impostos nesta quarta (9), o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou carta a Lula e disse que um dos motivos para a alta é o tratamento do governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


– Temos vários caminhos [para responder ao aumento]. Podemos recorrer à OMC [Organização Mundial do Comércio], propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso. Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele – afirmou Lula.

O petista também disse que a ideia do governo é negociar esse aumento das tarifas.

– Nós vamos tentar negociar, mas se não tiver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele cobrar 50% de nós, vamos cobrar 50% dele – explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *